KARINNE CUNHA MARANINI |
A
Psicopedagogia se iniciou devido a necessidade de contribuir com a busca de
estratégias para as difíceis questões no processo de construção do
conhecimento, tendo como objeto o aprendiz, em sua interação com o ambiente
escolar.
Segundo
Bossa(2000) a Psicopedagogia tem como objeto de estudo da aprendizagem o como
se dá o aprender, suas variações e os fatores implicados, como ocorrem as
alterações na aprendizagem e como preveni-las, ou trata-las.
O Psicopedagogo é o profissional que se ocupa dos problemas
de aprendizagem, onde busca ver o indivíduo em toda a sua magnitude para
compreender como se dá a transmissão de conhecimento.
O Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, é um processo
complexo de investigação sobre a aprendizagem do indivíduo. Essa investigação
envolve não apenas aplicação de etapas instrumentos, mas a investigação dos
aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos. Visando uma análise
da caracterização dos sintomas que venha a ser investigado, qual a relação
entre a aprendizagem de conteúdos escolares e as aprendizagens informais
esperadas.
Para Weiss(2004), “o sucesso de um diagnóstico não reside no
grande número de instrumentos utilizados, mas na competência e sensibilidade do
terapeuta em explorar a multiplicidade de aspectos revelados em cada situação”.
Nesse processo da avaliação psicopedagógica, seguindo a
Teoria Epistemológica Convergente, de Jorge Visca, podemos perceber as características
dos sintomas analisando as habilidades e competências do indivíduo, a fim de
desenvolver as estratégias para a intervenção psicopedagógica adequada.
Nesse
trabalho clínico, que se dá em consultórios ou em hospitais, o psicopedagogo
busca não só compreender o “porquê” de o sujeito não aprender alguma coisa, mas
“o que” ele pode aprender e “como”. A busca desse conhecimento inicia-se no
processo diagnóstico, momento em que a ênfase é a leitura da realidade daquele
sujeito, para então proceder à intervenção, que é o próprio tratamento ou o
encaminhamento.
De acordo com Bossa (2000, p.95)
O
roteiro do diagnóstico psicopedagógico clínico varia entre cada profissional, o
que depende da postura adotada. É necessário que o foco de investigação não
permaneça restrito apenas ao paciente. Na linha da Epistemologia Convergente,
Visca, informa que o diagnóstico clínico inicia com a consulta inicial ( dos
pais) e encerra com a devolução ( 1987,p.69)
Passo
a Passo das etapas do diagnóstico psicopedagógico clínico:
1ª
sessão:
ü Entrevista
Inicial (familiar)
Encontro com os pais/responsáveis para a aproximação com o
caso a ser investigado.
2ª
sessão:
ü Entrevista
Operatória Centrada na Aprendizagem (EOCA)
Investigação dos vínculos da criança/adolescente com a
aprendizagem formal.
3ª a 6ª sessão:
ü Provas
e Testes:
Provas Operatórias, que visa obter dados para o
conhecimento do funcionamento e desenvolvimento das funções lógicas da criança.
Provas Projetivas, onde percebe-se os conteúdos
afetivos constitutivos do processo por meio de uma investigação projetiva.
Testes e avaliação (leitura, escrita e
matemática) Pedagógicas e observação lúdica.
7ª sessão:
ü Anamnese
(História de Vida)
Processo em que se investiga a fundo toda a
história de vida até o presente momento.
8ª sessão:
ü Informe
Diagnóstico (Devolução)
Esclarecer a problemática da criança com base nas hipóteses
levantadas no diagnóstico.
Dentro das etapas do diagnóstico
psicopedagógico se faz necessário a visita a escola, para levantamento de
hipótese acerca da aprendizagem.
No final do
diagnóstico psicopedagógico clínico devemos definir pontos dos resultados das
hipóteses levantadas no diagnostico, com a família. Analisando todos os
aspectos pontuados, seguindo do prognóstico. Devemos eliminar todas as dúvidas
apresentadas pela família, dando segurança e os devidos encaminhamentos.
Referências:
SAMPAIO, Simaia.
Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico. Rio de Janeiro: Wark
Editora,2014.
WEISS, M.L.L.
Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem
escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VISCA, Jorge.
Clínica Psicopedagógica. Espitemologia Convergente. Porto Alegra: Artes
Médicas, 1987.
BOSSA, Nadia A. A
psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre:
Artes Médicas, 2000.
LEAL, Daniela e
NOGUEIRA, Makelliny Oliveira Gomes. Psicopedagogia Clínica: caminhos teóricos e
práticos. Curitiba: Editora Intersaberes,2013.
CARLBERG, Simone.
Psicopedagogia: uma matriz de pensamento diagnóstico no âmbito clínico.
Curitiba: Editora Intersaberes,2012.
Karinne Oliveira Cunha Maranini
Pedagoga
Psicopedagoga Clínica- Especialista
em Educação Especial e Inclusiva
Mestranda em Educação ( em curso)
Concursada no município de Ilhéus,
atuando na área da Avaliação Psicopedagógica no Centro de Referência a Inclusão
Escolar –Crie, desde 2008. Atendimento Psicopedagógico Clínico, em Itabuna,
Clinica CLIM.
@karinnemaranini
Nenhum comentário:
Postar um comentário