.

.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO

KARINNE CUNHA MARANINI

A Psicopedagogia se iniciou devido a necessidade de contribuir com a busca de estratégias para as difíceis questões no processo de construção do conhecimento, tendo como objeto o aprendiz, em sua interação com o ambiente escolar.
Segundo Bossa(2000) a Psicopedagogia tem como objeto de estudo da aprendizagem o como se dá o aprender, suas variações e os fatores implicados, como ocorrem as alterações na aprendizagem e como preveni-las, ou trata-las.
         O Psicopedagogo é o profissional que se ocupa dos problemas de aprendizagem, onde busca ver o indivíduo em toda a sua magnitude para compreender como se dá a transmissão de conhecimento.
         O Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, é um processo complexo de investigação sobre a aprendizagem do indivíduo. Essa investigação envolve não apenas aplicação de etapas instrumentos, mas a investigação dos aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos. Visando uma análise da caracterização dos sintomas que venha a ser investigado, qual a relação entre a aprendizagem de conteúdos escolares e as aprendizagens informais esperadas.
         Para Weiss(2004), “o sucesso de um diagnóstico não reside no grande número de instrumentos utilizados, mas na competência e sensibilidade do terapeuta em explorar a multiplicidade de aspectos revelados em cada situação”.
         Nesse processo da avaliação psicopedagógica, seguindo a Teoria Epistemológica Convergente, de Jorge Visca, podemos perceber as características dos sintomas analisando as habilidades e competências do indivíduo, a fim de desenvolver as estratégias para a intervenção psicopedagógica adequada.
Nesse trabalho clínico, que se dá em consultórios ou em hospitais, o psicopedagogo busca não só compreender o “porquê” de o sujeito não aprender alguma coisa, mas “o que” ele pode aprender e “como”. A busca desse conhecimento inicia-se no processo diagnóstico, momento em que a ênfase é a leitura da realidade daquele sujeito, para então proceder à intervenção, que é o próprio tratamento ou o encaminhamento.
                                                                          De acordo com Bossa (2000, p.95)
O roteiro do diagnóstico psicopedagógico clínico varia entre cada profissional, o que depende da postura adotada. É necessário que o foco de investigação não permaneça restrito apenas ao paciente. Na linha da Epistemologia Convergente, Visca, informa que o diagnóstico clínico inicia com a consulta inicial ( dos pais) e encerra com a devolução ( 1987,p.69)
Passo a Passo das etapas do diagnóstico psicopedagógico clínico:
1ª sessão:
ü Entrevista Inicial (familiar)
Encontro com os pais/responsáveis para a aproximação com o caso a ser investigado.
         2ª sessão:
ü Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem (EOCA)
Investigação dos vínculos da criança/adolescente com a aprendizagem formal.
         3ª a 6ª sessão:
ü Provas e Testes:
Provas Operatórias, que visa obter dados para o conhecimento do funcionamento e desenvolvimento das funções lógicas da criança.
Provas Projetivas, onde percebe-se os conteúdos afetivos constitutivos do processo por meio de uma investigação projetiva.
Testes e avaliação (leitura, escrita e matemática) Pedagógicas e observação lúdica.

         7ª sessão:
ü Anamnese (História de Vida)
Processo em que se investiga a fundo toda a história de vida até o presente momento.

         8ª sessão:
ü Informe Diagnóstico (Devolução)
Esclarecer a problemática da criança com base nas hipóteses levantadas no diagnóstico.

              Dentro das etapas do diagnóstico psicopedagógico se faz necessário a visita a escola, para levantamento de hipótese acerca da aprendizagem.
   No final do diagnóstico psicopedagógico clínico devemos definir pontos dos resultados das hipóteses levantadas no diagnostico, com a família. Analisando todos os aspectos pontuados, seguindo do prognóstico. Devemos eliminar todas as dúvidas apresentadas pela família, dando segurança e os devidos encaminhamentos.

Referências:
SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico. Rio de Janeiro: Wark Editora,2014.
WEISS, M.L.L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica. Espitemologia Convergente. Porto Alegra: Artes Médicas, 1987.
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LEAL, Daniela e NOGUEIRA, Makelliny Oliveira Gomes. Psicopedagogia Clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Editora Intersaberes,2013.
CARLBERG, Simone. Psicopedagogia: uma matriz de pensamento diagnóstico no âmbito clínico. Curitiba: Editora Intersaberes,2012.
Karinne Oliveira Cunha Maranini
Pedagoga
Psicopedagoga Clínica- Especialista em Educação Especial e Inclusiva
Mestranda em Educação ( em curso)
Concursada no município de Ilhéus, atuando na área da Avaliação Psicopedagógica no Centro de Referência a Inclusão Escolar –Crie, desde 2008. Atendimento Psicopedagógico Clínico, em Itabuna, Clinica CLIM.
@karinnemaranini



Nenhum comentário:

Postar um comentário